quarta-feira, 9 de maio de 2007

Livro Capítulo 1. Parte 1.3 e 1.4

Livro "Rio Cricaré - Águas de uma história" por Marco Antônio Campo.

Capítulo 1- Parte 3

Durante o ápice do Império Romano, os europeus viviam em paz , construinram suas cidades e desenvolveram um comércio que servia a todo império. Uma alteração drástica foi observada com a invasão dos bárbaros, que os dominaram, mas logo se juntariam sob a bandeira cristã para combater os árabes. Os cristãos foram bonidos para o norte da Penísula Ibérica, que só foi retomada complatamente em 1492, quando se iniciavam as primeiras viagens marítimas.
Chegando ao Brasil em 1500 e com uma grande experiencia em guerras, os Portugueses resolveram combater o paganismo dos índios, " A guerra era a forma de vencer a ignrância desses povos e também espalhar as idéias cristãs pelos territorios que os interesavam" (pág. 26, parag. 4) .

Capítulo 1 - Parte 1.4


São Mateus é a terceira vila mais velha do Espírito Santo, já que depois do descobrimento da América por Cristóvão Colombo, os europeus e, principalmente, os portugueses e espanhóis passaram a aplicar, tempo e dinheiro, nessas novas terras.
Como a América era um território novo e não se tinha conhecimento do tamanho dela, o primeiro nome do Brasil, parte da América que coube aos portugueses, era Ilha de Santa Cruz, que depois mudou graças a uma árvore nativa brasileira que foi muito usada e exportada, o pau-brasil.
Os portugueses chegaram à nova terra nas naus e caravelas e a viagem durava meses. Há tripulação era formada pelos marinheiros e crianças, que muitas vezes eram vendidas pelos seus pais para servirem de tripulantes ou grumetes, que faziam de tudo no navio, muitas dessas crianças morriam antes mesmo de pisarem na América, seja por fome, cansaço ou desidratação.
Uma expedição comandada por Américo Vespúcio passou pelo rio Cricaré e por outros rios brasileiros em 1502, mas somente em 23 de maio de 1535 Vasco Fernandes Coutinho chegava a então Capitania do Espírito Santo (Vila Velha) para colonizar. Contra os ataques de flechas dos habitantes indígenas Vasco usou tiros de canhões, a tecnologia falou mais alto.
Os índios tentavam defender a todo custo a sua terra dos portugueses, que eram em sua maioria analfabetos e viviam na miséria, mas foram eles que tiveram o ideal de mudar o lugar onde moram. Além disso, índios e europeus lutavam pelo mesmo espaço, mas com objetivos diferentes.
Os índios eram escravizados pelos portugueses, que o julgavam serem seres inferiores, o que aumentava ainda mais o clima de guerra, o que fez os indígenas atacarem mais Vila Velha e quase acabaram com os portugueses que ali viviam então fundaram São Mateus e Conceição da Barra, subindo pelo rio Cricaré, mesmo sendo lugares isolados, lá eles viviam em paz.
A vida lá era bem pacata e simples, viviam em meio a dificuldades, mas resistiram firme e forte a todas adversidades para transformarem São Mateus em uma cidade de verdade.



Nenhum comentário: